Testemunho Irmã Missionária Nelida

No dia 30 agosto, a Paróquia de Canidelo teve a presença e testemunho da Irmã Missionária Nelida, na Eucaristia das 11h00.

Foi com enorme alegria que a Paróquia contou com a sua presença, a qual agradece o testemunho e deseja um trabalho frutífero na sua Missão.

Testemunho dado pela Irmã Nelida:

No inicio da celebração, cantávamos todos: Cantarei ao Senhor, o que Ele fez por nós.

Hoje faço minhas também estas Palavras, para agradecer a Deus, porque alguns dias não imaginava que viria a Portugal, e ao Porto, e considero uma grande bênção, porque Deus tem sempre muito para nos oferecer.

Sou Irmã Nelida, Franciscana da Imaculada Conceição, sou Mexicana, Missionária na Guiné há pouco mais de três anos, encontro-me feliz por estar hoje aqui em Canidelo, partilhando nesta celebração o meu testemunho.

Minha experiência é difícil, ao longo destes três anos, uma experiência que ajuda muito a crescer pessoalmente, nós Missionários nos preparamos antes de chegarmos à Missão, em todos os sentidos, mas quando chegamos à Guiné, ultrapassa tudo o que tínhamos preparado e pensado, tudo muito diferente do que tínhamos programado antes de chegarmos à Guiné.

A Congregação Franciscanas da Imaculada Conceição já tem mais de 25 anos de serviço na Guiné-Bissau.

A contribuição da Congregação é primeiro a evangelização, nas paróquias e em muitas das tabancas, comunidades pequenas muito afastadas da paróquia; também atendemos na área da saúde, temos postos de saúde, dentro da paróquia, das missões; também saímos alguns dias da semana para comunidades que não têm possibilidade de meio de transporte para levar os doentes, aos postos sanitários, para fazermos consultas e levar medicamentos.

Na Guiné as Irmãs enfermeiras, fazem o serviço médico, um procedimento que nos nossos países não pode ser feito nunca, mas na Guiné fazem este serviço porque não há muitos médicos, e os que existem por vezes não têm a preparação que é necessária.

A Congregação tem também a área da educação, temos permanentes Missionárias que atendem crianças desde os 3 anos, também têm catequese, apoio na área da saúde e  educação.

Agora na Comunidade onde eu estou, Nhoma, temos um jardim infância, anteriormente eu estive em Bambadinca com o encargo de três escolas, o liceu tinha mais de 1 000 alunos, além das escolas primárias que tínhamos em duas dioceses.

O trabalho na Guiné é muito, há muito a fazer, e a nossa resposta é uma pequena contribuição, mas eu acho que dá muita esperança para todo o Povo da Guiné.

Eu não consigo imaginar a Guiné sem a presença dos Missionários e também a presença de muitos Leigos que fazem serviço de voluntariado.

Aproveito para agradecer muito, em nome da nossa Congregação, ao Padre Almiro e a todas as pessoas que contribuem com ele, através do projeto da Associação Padrinhos Dáfrica, que ajudam muitas crianças, em comunidades da Guiné-Bissau, e colaboram com a Congregação.

Ainda na área da saúde, além do atendimento dos doentes, fazemos o controlo das grávidas e meninos desnutridos; apoio em muitos outras carências na área da alimentação e controlo de crianças, de meninos com HIV, e outras doenças que são muito comuns da Guiné.

Muito obrigado também pelas orações que fazem sempre por nós, nós os Missionários precisamos muito e agradecemos muito as orações, é uma grande ajuda que vale muito.

Muito obrigado,

Irmã Missionária Nelida – Franciscana da Imaculada Conceição

Guiné – Bissau (Nhoma)

A Paróquia pode testemunhar, pelas palavras da Irmã Nelida, que os Missionários trabalham demais.

À Irmã Nelida desejamos neste regresso à Guiné, Deus lhe dê saúde de que precisa, dado que a paixão pelas pessoas e por Deus, esta está em toda no seu coração.

A Paróquia de Canidelo agradece a sua presença, sobretudo o testemunho, desejando uma boa viagem de regresso à Guiné.

O dinheiro oferecido no ofertório da Eucaristia foi entregue pela Comissão Fabriqueira, à Irmã Nelida, para levar para os meninos desnutridos e para os trabalhos onde precisarem da Congregação.