Acção de Formação Proclamadores da Palavra

Proclamadores da PalavraDecorreu nos dias 6,7 e 8 de Outubro, no Salão Paroquial, uma acção de formação sobre Proclamação da Palavra, destinada aos proclamadores que já o são e àqueles que se encheram de vontade e pretendem vir a exercer este ministério.

A esta acção compareceu um grande número de participantes, oriundos das cinco comunidades da Paróquia.

Foram ensinadas algumas técnicas a ter em conta na Proclamação da Palavra de Deus, designadamente, que os textos devem ser proferidos em voz alta, numa atitude de alegria e convicção e que a entoação deve corresponder ao género literário do próprio texto.

Ao longo da formação, os participantes tiveram oportunidade de testar na prática as técnicas que iam sendo transmitidas, em muitos momentos de bom humor e descontração.

Os Proclamadores ficaram ainda mais conscientes da necessidade de se prepararem cuidadosamente  e  de que a sua função não se limita a ler, mas, antes, a Proclamar a Palavra de tal modo que quem os escuta possa concentrar n’Ela a sua atenção e desenvolver no seu íntimo um afecto vivo pelas Escrituras.

No final da acção, todos os participantes foram declarados “Aptos” !

Ficará disponível, para poderem consultar quando o desejem, na página do Grupo Proclamadores da Palavra textos que foram retirados e que se encontram disponíveis no sitio do Secretariado Nacional da Liturgia:

TEXTOS SOBRE O LEITOR LITÚRGICO