Procissão das Velas em Honra Nossa Senhora

No dia 27 maio realizou-se a Procissão das velas em Louvor a Nossa Senhora, como já vem sendo costume na última sexta-feira. Foram meditados ao longo da Procissão os Mistérios Dolorosos.

Tempos houve em que cada comunidade fazia a sua própria procissão, mas as procissões juntarem-se e louvarem Maria em conjunto, faz muito mais sentido. Como cinco irmãs reunidas e unidas, neste ano de 2016, esta homenagem a Nossa Senhora, foi acompanhada de alguns acontecimentos fundamentais para a nossa paróquia.

Este ano as quatro procissões juntaram-se no complexo da antiga Seca do Bacalhau, onde vai nascer a “CIDADE DE DEUS E DOS HOMENS”, um sonho de Deus e do Padre Almiro, que as mulheres e homens de Canidelo irão ajudar a construir.

Como habitualmente, às 21h00, saiu uma procissão da Capela de São Paio, que seguiu pela orla fluvial, acompanhada pela Sr. Padre Zeferino; outra procissão saiu da Capela de S. Pedro que percorreu algumas ruas do lugar de Lavadores, acompanhada, no percurso final, por Sua Exa. Rev.ma, o Sr. Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, outra procissão saiu da Capela de Nossa Senhora do Amparo que, na Rua da Graça, se integrou na procissão maior, da Igreja Matriz e Comunidade de Schoenstatt, acompanhada pelo Sr. Padre José Maria e pelo Diácono Filipe, que saiu da zona da Junta de Freguesia, e que seguiu pela Rua das Fábricas e Rua Estamparia de Lavadores, nesta procissão maior acompanhou a Drª Maria José Gamboa, Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo.

Às portas por onde ia passando as procissões, as janelas tinham velas acesas e com pétalas de rosas saudavam à passagem da imagem de Nossa Senhora, com muita devoção e emoção.

A ansiedade era muita no complexo da Seca do Bacalhau, enquanto se aguardava a chegada das procissões de velas, o que aconteceu cerca das 21h47.

A receber as procissões, para além do nosso pároco, Sr. Padre Almiro, estavam Sua Excelência, o Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, o Sr. Vice-Presidente da Câmara, Eng.º Patrocínio, o Sr. Vereador Arq.º Valentim Miranda, a Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Dra. Maria José Gamboa, a Sra. Presidente da Assembleia de Freguesia de Canidelo, Dra. Célia Correia, para além de outras individualidades. A todos eles juntou-se o Sr. Bispo do Porto.

Todas as procissões e Imagens de Nossa Senhora entraram pela Praça da Misericórdia, na “Cidade de Deus e dos Homens”, local onde no pavilhão maior decorreu o momento programado da Assinatura do Protocolo do memorando de entendimento estabelece a cedência de uma parcela de terreno na antiga Seca do Bacalhau à Paróquia de Canidelo, e onde vai emergir o Centro Paroquial e Social de Santo André de Canidelo.

Com este protocolo abriu-se uma porta e esta será uma noite para sempre recordar e na história ficar registada.