1ª Semana Cultural (Dia 3)

E já decorreu metade da Semana Cultural! Ontem foi a noite da Juventude, com a colaboração dos vários grupos de jovens da paróquia, bem como do Agrupamento 1162 de Escuteiros.

Como tem sido hábito, o Sr. Padre Almiro saudou todos os presentes e fez votos que esta fosse uma noite de bênção, alegria, júbilo e comunhão fraterna. A cultura deve levar à construção do ser humano e deve ser fonte de alegria para homens e mulheres.

Ao som de 1492, de Vangelis, elementos dos vários grupos de jovens fizeram a representação de “A construção de Vidas Felizes com Cristo”.

Em seguida, o grupo de jovens de São Paio cantou “Maravilhas fez em mim” e “Os jovens são a paz em movimento”. Terminaram com uma breve encenação de “Santa Catarina”, um dos momentos mais divertidos da noite.

Os escuteiros do Agrupamento 1162 – Canidelo fizeram o “ Fogo de Conselho” que representa a “Transição entre o dia e a noite; a passagem da atividade ao repouso” .

Decidimos mostrar a toda a comunidade um bocadinho deste momento importante que acontece na última noite de acampamentos e que retrata as vivências dos dias anteriores, a descontração com animações e o agradecimento a Deus por nos ter ajudado e acompanhado nesses dias.

Deste modo começamos com a habitual acender da fogueira numa simbólica chama e a música “Sobem chamas” vai fazendo as chamas subirem.

Tivemos a participação dos Lobitos (6-10 anos) trouxeram uma animação “Ponei” que trouxe toda a energia da idade e integrou a comunidade na participação. A seguir os exploradores (10-14 anos) que cantaram a música “Dar Mais” e fizeram uma peça sobre S.Tiago Maior seu Patrono. Os Pioneiros (14-17 anos) com a animação “ O Patinho”  e os Caminheiros acabaram com um jogo “ A vaca que muuuu”.

Com a fogueira quase a apagar fizemos a nossa reflexão em que lemos a última mensagem do nosso fundador Baden Powell a todos os jovens.

A fogueira foi diminuindo ao som “o dia chegou ao fim”.

Para finalizar o Padre Almiro acabou também com uma animação musical que contagiou toda a gente, o momento de sabermos como nos mexemos, desde a ponta do dedo até ao corpo todo, para “Uma Noite Feliz”.

Agradecemos a toda a comunidade que esteve presente e que esperemos que tenha ficado a conhecer este grande momento.

Foi uma noite diferente com a presença da juventude e da sua força.

Hoje teremos a Noite de Taizé. Não faltem! Até logo!