1ª Semana Cultural (Dia 4)

“Nem só de pão vive o Homem” (Mt 4, 4) assim como nem só de festa se faz a Semana Cultural da Paróquia de Canidelo. Por isso a noite de ontem foi uma noite dedicada à oração. Uma oração com um estilo muito próprio, o estilo encontrado na comunidade Taizé.

Aqueles que encontraram tempo nas suas agitadas agendas para se juntarem a este momento de oração, cuja participação de cerca de uma centena de pessoas superou as expectativas, rezaram por si e por todos os paroquianos, para que possam compreender a importância da oração no estilo de vida cristão, em especial a oração que não é rezada em voz alta e com palavras “marteladas”, mas aquela na qual fazemos uma viagem para dentro de nós mesmos encontrando-nos com o Pai no silêncio que o nosso dia-a-dia teima em roubar.

São orações que nos retiram da rotina do Pai-Nosso e Avé Maria e nos obrigam a uma oração bem mais complexa, a de orar interiormente.

A oração Taizé é uma oração ecuménica com cânticos meditativos, silêncio, escuta da palavra e preces de intercessão onde todos os cristãos são convidados a participar.

A Comunidade Taizé é uma comunidade ecuménica Cristã fundada em 1940 pelo Irmão Roger em Taizé, Borgonha, França.

A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã, e apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas.

Por todo o mundo são realizadas periodicamente orações semelhantes às que acontecem diariamente na comunidade em França e em Portugal podemos participar quer em orações diocesanas, como é exemplo a Oração realizada mensal na Igreja de S. José das Taipas (na 3ª quarta-feira de cada vez), quer em orações a nível paroquial, atividade esta que Canidelo tem o privilégio de acolher na primeira terça-feira de cada mês.

A próxima oração Taizé em Canidelo será na próxima terça-feira, dia 2 de Agosto, às 21h30 na Igreja Paroquial.

O programa da nossa Semana Cultural continua hoje às 21h30 com a Noite do Teatro, onde poderemos assistir a uma representação da Vida de Jesus baseada na obra “O Nazareno” de Frei Hermano da Câmara. Contamos com a presença de todos. Até logo!