Celebração do Sacramento da Confirmação

No domingo, dia 16 de Outubro, às 11,00 horas, teve lugar a celebração do Sacramento da Confirmação ou Crisma, na nossa Paróquia de Santo André de Canidelo, presidida por sua Exa. Rev.ma D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.

Os crismandos e os respectivos padrinhos concentraram-se na Igreja Matriz, de onde vieram em procissão, com o Senhor Bispo, os nossos sacerdotes, Padre Almiro e Padre José Maria, os diáconos Constantino e Hélder e os acólitos, até ao Salão Paroquial, onde teve lugar a Eucaristia.

O Senhor Padre Almiro começou por dar as boas-vindas ao Senhor Bispo, cuja presença na nossa comunidade é motivo de festa. Deu, igualmente, as boas vindas aos crismandos. Finalmente deu as boas-vindas à Senhora Presidente da Junta, Dra. Maria José Gamboa, enfatizando que a sua presença neste acto é sinal da profunda ligação entre a sociedade civil e a comunidade paroquial.

O Senhor D. António Augusto, após saudar toda a assembleia, disse que o domingo é sinónimo de festa para a Igreja, mas um domingo com crisma é sinal de uma festa ainda maior.

Antes da homília o Sr. Padre José Maria fez a apresentação dos crismandos e pediu que fossem admitidos à administração do sacramento do crisma.

Na homília, O Sr. Bispo começou por dizer que o dia do Crisma é um dia muito especial, é um momento marcante na vida de um cristão e na comunidade cristã. O Crisma é um dom maior do céu: o dom do Espírito Santo. Neste dia acontece Pentecostes nas vidas dos crismandos e na comunidade em que estão integrados. Há uma renovação da vida das pessoas, um novo modo de pensar, de entender a vida e agir com a força do Espírito Santo. Consolida-se uma nova vida espiritual, que é fruto de uma transformação a partir de dentro, através de sinais.

No Evangelho, Jesus incentivava-nos a orar sem desanimar. Devemos rezar sem nos desligarmos da vida, mas ligá-la a Deus que é fonte de vida. Deus é um Pai justo, misericordioso e sempre presente para os que lhe dirigem as orações. A oração sintoniza-nos com as necessidades do mundo e dos homens. Devemos erguer a voz, o coração e os braços para Deus, para mitigar os males do mundo.

É necessário termos uma vida interior cheia de Deus e do Espírito Santo. No mundo há muita gente com uma profunda secura interior. Daí a importância do Crisma, que dá ânimo, alma e sentido. Ao mesmo tempo, é necessário um empenho renovado na vida da comunidade, porque cada um de nós tem algo de indispensável e único para dar à comunidade. O Espírito Santo é dado para o bem da comunidade cristã, mas é importante que cada um desenvolva os dons que recebe de Deus.

Um só corpo é uma só comunidade. No documento “A Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco mostra a necessidade de renovar o compromisso comunitário, porque na comunidade cristã ninguém é espectador, todos são pedras vivas e operantes, criando um oásis de misericórdia.

Fez apelo a um compromisso alegre e dedicado na missão da Igreja, porque Pentecostes supõe uma renovação que deve expressar-se num novo modo de viver.

No final do Evangelho, Jesus interrogava-se se quando viesse o Filho do Homem encontraria fé sobre a terra. Tantos se esquecem da fé e não fazem dela referência para a sua vida e os seus valores. Não queremos ser a primeira geração incrédula. É vital termos um modo novo adaptado à vida do nosso tempo, com uma fé própria de baptizados e crismados. Uma fé que se partilha na vida da comunidade e que vive de dentro, alimenta e se alicerça numa profunda vida espiritual, própria do nosso tempo.

Terminou a homília exortando todos a acolher o Pentecostes para que as suas maravilhas aconteçam agora em cada um e na vida da comunidade.

Seguiu-se a Crismação, tendo sido crismados os jovens e adultos que se prepararam para a administração deste sacramento.

A celebração continuou, com os ritos próprios.

Na Acção de Graças, o Senhor Padre Almiro fez uma oração ao Espírito Santo, pedindo por todos os presentes e pela nossa comunidade. Neste momento, foram lembrados os que colaboraram na preparação dos crismandos, principalmente dos adultos, tendo sido entregues ramos de flores ao Senhor Padre Almiro, ao Senhor Padre José Maria e ao Dr. Manuel António. Em singelo agradecimento pela presença na nossa paróquia, foi entregue ao Sr. D. António Augusto um ramos de flores e um exemplar do livro do Padre Almiro “Palavras ON para Vidas OFF”.

O Senhor Bispo agradeceu e convidou os crismados a serem FORTES, FIÉIS e FELIZES. Disse ainda que Canidelo é uma terra grande e bonita que merece toda a consideração na sua missão de renovação, de testemunho, de fé e de crescimento na fé, renovados neste século XXI.

No final da celebração, os crismados e padrinhos dirigiram-se para a Igreja Matriz, onde receberam um diploma e foram cumprimentados pelo Senhor Bispo.

Esta celebração só foi possível pelo grande empenho do Senhor Padre Almiro e de todos os seus colaboradores nas várias áreas da liturgia.

Fica um agradecimento aos elementos do Grupo Coral que integrou elementos das cinco comunidades da nossa paróquia que se juntaram para dar a dignidade que esta Eucaristia merecia.