Diácono Custódio Verissimo – 1ª Celebração

Pela graça de Deus, no dia 8 de Dezembro, na Sé Catedral do Porto, foi ordenado diácono o Custódio Veríssimo. Como não seria possível toda a comunidade paroquial de Santo André de Canidelo estar presente neste importante acontecimento, foi feita uma apresentação formal a toda a comunidade, do novo diácono.

Assim, no dia 11 de Dezembro, 3.º Domingo do Advento, Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria, tivemos a bênção de receber o Custódio neste novo ministério. Na celebração das 11 horas, o Salão Paroquial encheu-se para acolher o novo Diácono.

Na saudação inicial, o Sr. Padre Almiro começou por saudar as autoridades civis presentes, nomeadamente, o Arquitecto Valentim Miranda, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Dra. Maria José Gamboa, Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo e a Dra. Célia Correia, Presidente da Assembleia de Freguesia de Canidelo. Após tecer algumas considerações sobre o sacerdócio, o Padre Almiro afirmou que o sacerdócio se traduz no Custódio. Falou da Graça que é Deus ter dado um diácono a Canidelo e ainda mais sendo uma pessoa encantadora.

Disse que é urgente tornar engraçadas, vidas desgraçadas e um diácono tem um papel excepcional neste campo, através do contacto com gentes de todas as idades. Pediu aos presentes que rezassem pelos catecúmenos Carina e Rodrigo, bem como pelo Sr. Padre José Maria, responsável pela equipa formadora.

Nesta celebração, o Custódio fez a sua primeira homilia. A partir de algumas citações da 1.ª leitura, do Livro de Isaías, disse que o tempo de deserto estava a chegar ao fim, porque Jesus vem ao nosso encontro para nos salvar. As curas mencionadas são sinal de um tempo espectacular, de alegria e de júbilo. Não podemos deixar que esta alegria nos passe ao lado. Analisando a Leitura da Carta de São Tiago, disse que é necessário fortalecer o coração com atitudes concretas e citou passagens: não julgar e que o sim seja sim e que o não seja não. Referindo-se ao Evangelho do dia, disse que São João Baptista é o maior dos profetas, porque é o último e veio anunciar a chegada do Messias. Jesus mostra que o reino de Deus já está a acontecer na Terra, pelos sinais dos milagres que são presenciados. A palavra de Jesus chega a todos porque o Messias já cá está. Neste 3.º Domingo fala-se de paz e alegria e precisamos realmente de um tempo de esperança e alegria, pois Jesus é o Messias Salvador. Terminou a homilia, exortando os presentes a acompanhar Maria na sua gravidez, a renovarem-se nas Fontes da Alegria e com Ela e Com São José celebrar a alegria do Natal, com atitudes concretas.

Esta celebração foi enriquecida pela apresentação dos catecúmenos, candidatos ao Baptismo, e dos seus acompanhantes nesta fase da caminhada: a Sílvia, para o Rodrigo e a Mirene para a Carina.

A Eucaristia foi animada pelo Grupo Coral Paroquial, formado por elementos das 5 comunidades de Santo André de Canidelo, que assim prestaram a sua homenagem ao Custódio que é o grande dinamizador (com sua irmã Carina) do Grupo Coral.

A festa continuou depois pela tarde fora, com almoço convívio nas instalações do Centro Social e Paroquial. Foi uma tarde de animação, alegria e companheirismo que terminou, com todos os presentes a entoarem o Hino da Paróquia.

Custódio, estamos aqui contigo e para te ajudar. Conta connosco!