Escola da Fé – 4ª Sessão

No dia 10 de Março teve lugar mais uma Escola da Fé.

Como temos, neste momento, dois catecúmenos a prepararem-se para receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) na Vigília Pascal, esta sessão foi dedicada ao Sacramento da Baptismo e à ÁGUA, essencial a toda a vida e principalmente à Vida Cristã. O tema foi “Caminhada Baptismal para a Páscoa”.

O Sr. Padre José Maria explicou as várias partes da Vigília Pascal, com especial relevo para a Bênção da Água e para as leituras que à Água se referem e que nessa celebração são proclamadas.

Foram apresentados alguns excertos de filmagens: o Rio e o Mar que rodeiam o novo Centro Paroquial; a Fonte Baptismal da Igreja de Canidelo; imagens do Rito de Eleição dos Catecúmenos no 1.º Domingo da Quaresma que teve lugar no Salão Paroquial, na Eucaristia das 11 horas; imagens de um catecúmeno, que foi baptizado em Ramalde, pelo Sr. Padre Almiro, numa entrevista dada ao programa de Fátima Lopes, na TVI.

Foram lidas a Oração de Bênção da Água na Vigília Pascal, bem como excertos das leituras e dos salmos.

A parte mais participada foi o Trabalho de Grupos em que houve partilha de experiências pessoais da Vida de baptizados dos presentes.

A folha que o Sr. Padre José Maria entregou no final, é um resumo perfeito do que foi apresentado nesta sessão.

Dado que a próxima Escola da Fé iria ter lugar na 6.ª Feira-Santa, não estava prevista qualquer sessão para Abril. Contudo, os presentes insistiram que deveria haver e, assim, foi marcada a próxima Escola da Fé para o dia 21 de Abril, no local e horário habituais.

Apresentação 4ª Sessão

Resumo 4 ª Sessão