Jornal de Noticias, entrevista com o Senhor Padre Almiro Mendes

carlas@jn.pt

Paróquia já tem espaço para acolher crianças.
Gaia – Novo complexo em Canidelo é sonho com mais de meio século. Inauguração marcada para 28 de Maio.

Percurso – Das missões aos jogos de Futsal
O padre Almiro Mendes, de 55 anos era de Ramalde e, a pedido do bispo, mudou-se para a paróquia de Canidelo a fim de, tal como fez naquela freguesia, construir instalações novas. A mudança foi em 2014. E as Obras interiores terminaram em Outubro passado. “Não é uma canção de embalar, implica sempre algum sacrifício deixar os amigos” após duas décadas, contou ao JN. Mas a sua devoção “é às pessoas, não aos espaços”. Natural de Marco de Canaveses, o seu percurso inclui locais como Ermesinde e Lisboa. Foi director de missões e esteve um ano na Guiné. Jogar Futsal e ser piloto de carros de corrida são ouras paixões.

Entre o rio e o mar, nasceu a “Cidade de Deus e dos homens”, o novo complexo da paróquia de Canidelo com três pavilhões, que será inaugurado no final do próximo més e servirá, sobretudo, de apoio a crianças e jovens. Para o próximo ano fica a construção da igreja no mesmo local, junto à marginal de Gaia.

Os antigos armazéns da seca do bacalhau deram lugar, em Outubro, ao novo projecto, lá está tudo a funcionar, faltando só a decoração e o arranjo dos espaços exteriores. Mas a inauguração só será no dia 28 de maio, com presença do bispo D. António Francisco dos Santos, que chamou o padre Almiro Mendes de Ramalde para Canidelo afim de concretizar um sonho com mais de meio século. A paróquia fez todas as obras interiores. Gastou 200 mil euros com ajuda dos paroquianos. Ou seja, só teve de pagar, dos 13% dos 1,5 milhões de euros que custaria para construir de raiz e pôr a funcionar os edifícios. Estavam muito degradados e foram restaurados pelo BES (paredes, telhados e portas). Seguiu-se o restauro do interior, até outubro, no espaço cedido à paróquia pela Câmara por 75 anos.

Apoio a idosos fica onde está

A paróquia, recordou ao JN o padre Almiro Mendes, “precisava urgentemente de construir o centro paroquial e uma nova igreja. Era um sonho dos anos 60”.

O novo espaço servirá a população em vários domínios: desde o pastoral ao social, cultural e lúdico, explicou ainda, destacando como público-alvo “as crianças e a juventude”. Porque se trata também de uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), dá apoio diário a mais de 500 crianças das escolas de Canidelo. Esse apoio é feito nas próprias escolas e, nas férias, no centro paroquial. A paróquia de Canidelo participa no  “Gaia@prende+”, um projecto camarário de combate á exclusão.

Já o apoio aos idosos de Canidelo vai manter-se no salão ao lado da actual igreja matriz.

Entretanto, no novo complexo, estão já a funcionar três pavilhões: o dos serviços. o social e o pastoral. E há mais de 400 crianças a frequentar a catequese.

0 novo espaço de Canidelo foi, entretanto, escolhido para as jornadas pastorais deste ano.

Numa visita do IN pelo novo complexo, o padre Almiro Mendes destacou que a paróquia de Canidelo “era, no que toca a instalações, uma das mais carenciadas de toda a Diocese do Porto*, apesar de ser “a segunda maior” e servir mais de 40 mil habitantes”. Não tinha espaço para todas as suas actividades pastorais e sociais, como capacidade logística para o ‘Gai@prende +”. As novas instalações “não resolvem tudo, mas ajudam muito na dinâmica do pastoral e do social” admite.

Primeira pedra da nova igreja

O pároco destacou ainda as camaratas para intercâmbio com jovens estrangeiros e um dos sonhos para aquele complexo é “uma rádio para crianças”. No próximo ano, estará no terreno a segunda fase, com a obra da igreja matriz. A primeira pedra é Iançada precisamente a 28 do próximo més.

A paróquia de Canidelo tem ainda uma equipa que visita os doentes e outro grupo que trabalha com os mais pobres. Um dos pavilhões serve de apoio para guardar os alimentos. O complexo serve igualmente de apoio aos escuteiros. Para a segunda fase, fica um espaço exterior para festas e a esplanada do bar com vista para o rio, na zona do Cabedelo, e junto ao futuro parque natural•

Pormenores:

• Área total
    A área total de construção é de 1400 m2. 0 complexo inclui três pavilhões. E acolherá também a nova igreja
  • Jardins e painel
    Porque o complexo foi feito no ano da Misericórdia, o jardim terá uma árvore de metal com 14 pétalas (de Agostinho Santos). Representam as 14 obras da Misericórdia e haverá ainda 14 bancos e 14 oliveiras

Fonte: Entrevista JN