Festa Diocesana do Sagrado Coração de Jesus

No domingo, dia 25 de Junho de 2017, reunimo-nos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus no Instituto do Bom Pastor, em Ermesinde  para a Festa Diocesana do Sagrado Coração de Jesus, do Apostolado da Oração, da Diocese do Porto. Aqui, nesta bela solenidade  fizemos a apresentação de duas novas Zeladoras.

No decorrer da Eucaristia, presidida pelo Sr.  Bispo Dom António Francisco, estas duas senhoras,  participantes das nossas reuniões mensais, receberam das suas mãos a patente e o manual do Apostolado da oração, como sinal da sua consagração ao Sagrado Coração e do seu compromisso de expandir o seu reino no cumprimento fiel dos seus deveres de membros activos do Apostolado da Oração.

São elas:

• Maria Rosa Ribeiro Macio
  • Maria Manuela Campos Pinto Vieira Baptista

E foi com alegria e sentido de responsabilidade que elas  aceitaram de boa vontade ser Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, prometendo ser Apóstolas do seu Amor e lhe pediram a graça de iluminar os seus passos e inspiração para as suas palavras, a fim de que o seu trabalho se torne fecundo.

Seguiu-se a consagração e todas rezaram a seguinte oração:

Coração Sagrado de Jesus,

Rei e centro de todos os corações,

Vós viestes ao mundo para salvar todos os homens.

Pelo Baptismo e pelo Crisma,

Chamais todos os cristãos ao apostolado.

Embora conscientes da nossa fraqueza,

Prometemos exercer o apostolado.

Segundo o espírito do Apostolado da Oração.

Procuramos, muito particularmente,

A união vital com Cristo,

Pelo oferecimento das obras do dia,

Unido ao sacrifício eucarístico,

E aumentaremos em nós e nos outros a vida eucarística,

Através da comunhão frequente,

O espírito de reparação pelos nossos pecados

E pelos pecados do mundo inteiro.

Vamos trabalhar,

Por todos os meios ao nosso alcance,

Para que na nossa comunidade

Haja cada vez mais vivência cristã,

E o  nosso Centro do Apostolado da Oração

Cresça em número e em fervor.

Dignai-vos, Senhor,

Aceitar a nossa consagração

E o nosso compromisso de Apostolado

E dai-nos forças para sermos fieis ao que agora propomos.

O presidente da Assembleia concluiu esta cerimónia com as seguintes palavras:

“Senhor Jesus, aceitai os que, atraídos pelo vosso amor, querem dedicar-se à defesa dos vossos interesses e a propagar a vossa glória. Que os seus nomes sejam inscritos no vosso Coração, como penhor de predilecção e de graça, Amen”.

Também muito importante foi a entrega do Diploma Jubilar, pela passagem dos 100 anos da fundação do Centro do Apostolado da Oração, na nossa Paróquia de Santo André de Canidelo, que foi recebido pelo nosso Diácono Custódio, que muito generosamente aceitou acompanhar–nos nesta manhã de Domingo.

Também nesta Eucaristia foi lembrada a Beata Maria do Divino Coração, tendo-se cantado o seu hino na Acção de Graças.

”Cresci à sombra do Coração de Jesus”

E também o Sr. Dom António Barroso, conhecido sobretudo como Bispo do Porto, mas também como Bispo Missionário, cujo processo de canonização está a decorrer, esperando-se que muito brevemente o possamos venerar nos nossos altares. Entretanto, também se está a preparar a celebração do centenário da sua morte, que se completa em 31 de Agosto de 2018.

Terminou esta cerimónia com o Acto de consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

Foi com muita emoção e alegria que, a equipa aqui representada,  regressou a suas casas.

Entretanto, aproximam-se as férias de Verão, mas como para Deus não pode haver férias, continuaremos o nosso percurso de reuniões mensais, parando nesses momentos para rezarmos pelas intenções do Santo Padre e para refletirmos sobre tudo o que se passa à nossa volta. Tentaremos agir nos nossos ambientes, em consonância com o  que o Papa Francisco nos for propondo.

SOMOS APOSTOLADO DA ORAÇÃO

25 de Junho de 2017