Artista Plástico Padre Marko Ivan Rupnik

Padre Marko Ivan Rupnik, Padre  Jesuíta, nasceu em 1954 na Eslovénia. Artista, teólogo e escritor que se tornou famoso como mosaicista de numerosas igrejas.

Em 1973 ele entrou na Companhia de Jesus. Depois de estudar filosofia em Liubliana, matriculou-se em 1977 na Academia de Belas Artes de Roma, onde terminou seus estudos em 1981. Em seguida, ele continuou seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana de Roma especializado em missiologia com a tese “Wassily Kandinsky como abordagem para uma leitura de significado teológico à luz da moderna arte russa teologia”. Ele foi ordenado sacerdote em 1985. Em 1991, ele obteve um doutorado na Faculdade de Missiologia na Universidade Gregoriana com uma tese dirigida por Tomáš Špidlík sobre “O significado teológico da arte em ensaios missionárias Vjaceslav Ivanovic Ivanov”.

Desde Setembro de 1991, vive e trabalha em Roma, no Pontifício Instituto Oriental – que é diretor do Centro Aletti, Lá, trabalham artistas de inspiração cristã de várias origens e inspirações, congregando a convivência entre ortodoxos, e católicos do rito latino e oriental. Leciona na Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo. Em 1995, o Papa João Paul II chamou-o para ser diretor da Oficina de Arte espiritual Aletti Center

Desde 1999, ele é um consultor do Conselho Pontifício para a Cultura. Por seu trabalho cultural, ele tem recebido altos prémios eslovenos e internacionais, incluindo o “France Prešeren”, em 2000, o mais alto reconhecimento cultural da República da Eslovénia, o “Sinal de honra da Liberdade da República da Eslovénia” em 2002 “Beato Angélico” europeu ou prémio internacional em 2003. Recentemente recebeu o prémio Comunicação e Cultura, em 2016. Entre outros prémios.Participa em várias exposições colectivas e individuais, entre outros, em Roma, Milão e Baltimore em 1979 em Cleveland e Ljubljana em 1980, Trieste em 1988, Klagenfurt, em 1991, São Petersburgo em 1996, Brno e Olomouc em 1997 ou Genzano em 2002.

Várias são as obras nos diferentes países Europeus, a ver na página http://www.centroaletti.com/ita/opere/mondo.htm, na América encontra-se seu trabalho nos EUA e Brasil, no Médio Oriente na Síria e Líbano.

Uma das obras mais importantes foi concluída em 1999 com a Oficina de Arte do Centro Aletti a renovação do mosaico da capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano, que havia sido encomendado por João Paulo II.

O país mais recebe as suas obras é Itália.

Várias são as obras que os Paroquianos de Canidelo conhecem e até já visitaram. A destacar:

• A Peregrinação da Paróquia de Canidelo a Roma no ano 2016, teve no seu itinerário a visita à igreja de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo (2009). É de facto uma igreja magnífica com os seus mosaicos que dão muita cor à igreja.

• Em Portugal já nos deparamos com a sua obra, em Fátima, no altar do Santuário da Santíssima Trindade (2007), com o grande painel de 500 metros quadrados, em ouro e terracota. Também os dois ícones, um dedicado a Jacinta e outro a Francisco são de sua autoria.

• Outro trabalho que está em Portugal é na Casa de Saúde da Idanha, em Belas (2012).
  • Em França e quem já visitou a Basílica do Rosário no Santuário de Lourdes, também expõe o seu trabalho (2007).

Outra obra que recentemente a todos passou pelas mãos dos Cristãos, foi o logótipo oficial do Ano Santo da Misericórdia.

O “Evangeliário da Misericórdia”, com excertos dos quatro Evangelhos ilustrados com imagens de mosaicos.

Também já são vários os livros de sua autoria:

• A Arte da Vida;
  • O Evangelho da Beleza;
  • O Natal;
  • O Discernimento;
  • O Exame da Consciência.
  • Entre outros livros, como autor e co-autor.

“Rupnik é um artista de cor. A cor é a luz do mundo material que o artista busca. Sua arte é precisamente para encontrar a harmonia, o fascínio do todo. Sua arte consegue unir tradição e modernidade.”

Rupnik é um dos mais conceituados artistas plásticos mundiais.