Até já, Constantino

A nossa paróquia contou, no ano 2016/2017, com a colaboração do Sr. Diácono Constantino que aqui esteve a fazer um estágio pastoral.

Mas tudo o que é bom também se acaba e a estadia do Constantino entre nós chegou ao fim. Mas é o início de uma nova fase na sua vida. Após apresentação da tese, irá para Angola, onde, junto aos seus, será ordenado sacerdote. Depois, irá em Missão, como determinará a congregação a que pertence: Missionários da Boa Nova.

A nossa comunidade não quis deixar que esta despedida fosse apenas isso: uma despedida. Assim, no domingo, 3 de Setembro 2017, tivemos uma Eucaristia especial, presidida pelo Sr. Padre Jerónimo, actual Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova. A Eucaristia foi animada pelo Coro Paroquial que integrava elementos de todos os coros da paróquia que, dessa forma, quiseram associar-se a esta ocasião. Os cânticos foram escolhidos de modo a transmitir uma mensagem a todos os presentes e, de forma particular, ao Constantino.

“Ao nosso encontro vem Deus que acolhe os mais humildes na sua morada santa,

Porque são ditosos aqueles de quem Deus é a Força

E Jesus Cristo será sempre e por toda a eternidade.

Se Deus lhe dá a mão, não terá medo e seus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva mais longe o Constantino pois só lhe basta um passo para a Ti chegar.

Não foi o Constantino que escolheu Deus, mas Deus que o escolheu para ser seu discípulo.”

Coube ao Constantino proclamar o Evangelho nesta celebração especial e brindar-nos com uma homília que analisou as três leituras, começando por nos falar na “loucura da Cruz”, dessa Cruz que ele agora vai tomar.

No final da Eucaristia, o Constantino agradeceu ao Sr. Padre Almiro por o ter acolhido e por ser um Mestre, ao Padre José Maria por ser um apoio em todas as ocasiões e a algumas pessoas em particular que foram muito importantes neste estágio.

O dia continuou na Cidade de Deus e dos Homens, com um almoço partilhado, nas instalações do Centro Social e Paroquial, momento de alegre convívio onde os presentes puderam manifestar o seu grande apreço por este nosso irmão Constantino que vai, por certo, ficar-nos nossos corações, pela humildade, doçura e humildade com que pautou a sua relação com todos nós.

Este convívio contou com a animação da Tuna “Bira Copos” do ISPGAYA, que integra alguns elementos da nossa comunidade de Canidelo. A estes jovens, o nosso agradecimento pela sua participação.

Vai Constantino, porque essa é a vontade de Deus, nosso Pai. Para nós é apenas um “ATÉ JÁ!”