Assembleia Paroquial

No dia 26 de Setembro, pelas 21,30 horas teve lugar a 1ª Assembleia Paroquial dos Grupos Paroquiais de Canidelo, na Cidade de Deus e dos Homens.

O encontro começou com uma oração ao Espírito Santo, pelo Sr. Padre Almiro que, seguidamente, nos falou de uma missiva enviada a todos no final das férias, convidando a estar presente neste encontro.

Citando o Concílio Vaticano II, no Decreto sobre o Apostolado dos Leigos, exortou os leigos de Canidelo a habitarem-se a trabalhar na paróquia intimamente unidos ao seu pároco, pois não são os padres e os diáconos que têm que construir a comunidade, mas todos os elementos dessa mesma comunidade.

Canidelo é uma comunidade muito grande e, por isso, não nos conhecemos uns aos outros. Há muitas actividades e reuniões à margem da comunidade e o padre fica sem noites livres.

Neste contexto, o Sr. Padre Almiro propôs que na primeira 3.ª-feira de cada mês houvesse este encontro para nos encontrarmos todos, e rezarmos, trabalharmos e convivermos. O esquema da oração de Taizé, orientada pelos jovens, dará o início ao encontro. Depois iremos observar a nossa paróquia e procurar caminhos de renovação. Terminaremos com um momento de convívio com todos os presentes no encontro.

Assim, no dia 3 de Outubro acontecerá já o 1.º encontro a sério, com a finalidade de analisar cada grupo, o seu trabalho e as suas iniciativas e elaborar um calendário para o Ano Pastoral de 2017/2018.

A Escola de Fé continuará a acontecer, orientada pelo Sr. Padre José Maria e pelo Dr. Manuel António. Este ano iniciar-se-á uma espécie de Curso Bíblico que decorrerá em 3 anos. No 1.º ano haverá uma introdução, com a Palavra de Deus na Vida da Igreja; o 2.º ano será dedicado ao Antigo Testamento; o 3.º ano será dedicado ao Novo Testamento.

Estas propostas do Sr. Padre Almiro foram acolhidas com entusiasmo. Esperemos que esse entusiasmo de mantenha sempres aceso e que a nossa paróquia possa avançar, em comunhão com o nosso pároco que precisa de todo o nosso apoio.