A Peregrinação do Adeus

No dia 9 de Setembro teve lugar a tão ansiada e desejada peregrinação da nossa Diocese do Porto, a Fátima. Era um grande desejo do nosso pastor diocesano, o Senhor D. António Francisco dos Santos. A nossa paróquia de Canidelo associou-se a esta peregrinação, com 8 camionetas de pessoas ansiosas por participar, em conjunto com os outros milhares de peregrinos, neste sonho do nosso Bispo que tinha exortado toda a diocese a participar com estas palavras: Vamos como Igreja inteira peregrinar a Fátima para caminharmos com Maria nas fontes da alegria.”

Cada participante recebeu um guião (com orações, cânticos…), uma dezena, um autocolante e um cachecol, com um custo de 2 euros.

Chegamos a Fátima eram pouco mais de 9,30 horas e fomos inundados por um mar de gente que se ia dirigindo para o recinto do Santuário, onde a celebração eucarística teria lugar, às 11 horas.

Entretanto, os elementos da nossa paróquia que iam participar mais activamente na celebração foram integrar-se nos respectivos grupos, como o caso dos acólitos e do coro.

Da celebração festiva que teve lugar no Santuário de Fátima, gostava de salientar a imensa alegria do nosso Bispo, ao ver reunida tão grande multidão. Retiro da sua homília algumas partes que me parecem mais significativas:

“As ruas e as estradas das quatrocentas e setenta e sete paróquias da diocese do Porto, a norte e a sul do Douro, entre o Antuã e o Ave, tornaram-se, hoje, braços de um grande rio a guiar-nos para este mar de fé. Queremos dizer ao futuro este nosso modo feliz e mariano de viver a fé e este desejo incontido de anunciar a alegria do Evangelho no Porto, Cidade da Virgem e Terra de Santa Maria. (…)

Igreja do Porto: Vive esta hora, que te chama, guiada pelas mãos de Maria, a ir ao encontro de Cristo e a partir de Cristo a anunciar com renovado vigor e acrescido encanto a beleza da fé e a alegria do Evangelho. Viver em Igreja esta paixão evangelizadora é a nossa missão. A vossa e a minha missão! (…)

Vamos partir daqui «movidos pelo amor de Deus» para que cresça, no Porto, como nos lembra o nosso Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018, “uma Igreja bela, verdadeira casa de família, sensível, fraterna, acolhedora e sempre a caminho, mãe comovida com as dores e alegrias dos seus filhos e filhas, cada vez menos em casa, cada mais fora de casa, a quem deve fazer chegar e saber envolver na mais simples e comovente notícia do amor de Deus”. (…)

Peço à Virgem Maria, Senhora de Fátima, Senhora de Vandoma e Senhora da Assunção, nossa Mãe e Padroeira, com as palavras do Papa Francisco, “que nos ajude a anunciar a todos a mensagem da salvação, que nos ensine a acreditar na força revolucionária da bondade, da ternura e do afecto e nos dê a santa audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga”, a alegria da fé que nunca se esgota e o fascínio das bem-aventuranças que inspiram a missão da Igreja e transformam o Mundo.”

Quando deixamos Fátima, vínhamos com o coração em festa!

Dois dias depois, fomos cruelmente surpreendidos com a notícia do falecimento do nosso querido Bispo, o Senhor D. António Francisco dos Santos.

E eis-me, após um ensaio cheio de alegria para participar na celebração de Fátima, que me vejo, numa imensa tristeza, a ensaiar para as exéquias do nosso Bispo… A alegria deu lugar ao pesar e o abatimento varreu a Diocese do Porto.

A vontade do Dr. D. António era que a sua querida diocese crescesse como uma Igreja bela, verdadeira casa de família, sensível, fraterna, acolhedora e sempre a caminho.

É a nossa missão dar seguimento a esta vontade do nosso querido pastor. Que Deus nos dê força e alento para cumprirmos esta missão, MOVIDOS PELO AMOR DE DEUS”!