Centro Paroquial e Social

A “Cidade de Deus e dos Homens” que foi inaugurado no dia 28 de maio de 2017, na presença de Dom António Francisco dos Santos, o saudoso Bispo do Porto, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Doutor Eduardo Vítor Rodrigues. Trata-se duma estrutura levantada no local da antiga Seca do Bacalhau e onde surgirá em breve a nova igreja. Obra da iniciativa e do labor do Padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo.

A indústria da seca do bacalhau na Afurada durou cerca de 30 anos. Os edifícios estavam abandonados desde os anos 70. A paróquia do Canidelo recuperou o património, transformando-o num centro paroquial e social.

Constituído por três pavilhões: o primeiro acolhe a secretaria da paróquia, o gabinete do pároco e um auditório para 180 pessoas; o segundo destina-se à ação social, os serviços do Gaia@prende+ e um bar.

O terceiro pavilhão, que é o de maiores dimensões, conta com 12 salas para diferentes atividades, entre as quais a catequese e as iniciativas do Gaia@prende+.

É um espaço para servir bem o Homem, porque a Igreja namora o céu, mas casa com a terra, não pode escorar a dimensão humana e de construir o humano bom.