Padre Marko Rupnick

No dia 4 de janeiro, às 21.30, na Biblioteca do Seminário Maior do Porto, terá lugar um encontro com o padre Marko Rupnick, jesuíta, mundialmente conhecido pela sua atividade artística ao serviço da liturgia, nomeadamente pelos seus mosaicos.

Esloveno, de 63 anos, o padre Rupnick formou-se em Belas Artes, em Roma, assim como em Teologia, doutorando-se na Universidade Gregoriana, com especialização em Missiologia. Em 1991 assumiu a responsabilidade do Centro Alleti, para a promoção da arte sacra, congregando artistas tanto de tradição ortodoxa como de tradição católica de rito latino.

​Dedicando-se por inteiro, a partir de 1996, à atividade artística litúrgica, concluiu em 1999 a decoração da Capela “Redemptoris Mater”, no Vaticano, desejada por João Paulo II, inspirada na tradição iconográfica oriental. O maior conjunto de mosaicos seus encontra-se na nova basílica de Santo Padre Pio, em San Giovanni Rotondi, no sul da Itália (2009). Bem conhecida também a decoração da fachada da antiga basílica do Rosário, em Lourdes, assim como os mosaicos da catedral da Almudena, em Madrid e os santuários de João Paulo II, em Cracóvia e em Washington.

Em Portugal, a obra mais conhecida é o extenso painel, em mosaico, da basílica da Santíssima Trindade, embora existam algumas outras intervenções suas em capelas de algumas casas religiosas. Esta breve passagem pelo Porto, a 4-5 de janeiro, está relacionada com a sua colaboração no projeto da nova igreja de Canidelo, em Vila Nova de Gaia.