São Pedro Lavadores

A Capela de Lavadores é um local de culto religioso, localizada na freguesia de Canidelo, junto à Praia de Lavadores e à antiga Seca do bacalhau.

A Capela de S. Pedro (Lavadores) foi construída em meados do séc. XX (anos 50), a fim de efetuar o apoio religioso aos funcionários residentes da antiga Seca do Bacalhau. Os padroeiros desta Capela são S. Pedro e Nª Sra. da Conceição, cujas imagens, esculpidas em granito, se encontram no altar-mor.

A Capela de S. Pedro, desde cedo, se tornou um centro de culto religioso Católico, a que afluíam, não apenas os funcionários da Seca do Bacalhau, mas também os habitantes do lugar de Lavadores, primeiro os mais idosos, e depois muitos outros, pois tinham de percorrer a pé cerca de quatro quilómetros para irem à Igreja Paroquial de Canidelo, a fim de participarem na Eucaristia dominical.

A Capela foi construída em estilo moderno, mas apresenta, tanto na sua conceção arquitetónica, como na sua decoração interior, algumas afinidades com motivos marítimos. Veja-se, como exemplos, a sua forma global a lembrar uma concha, assim como o vitral ao lado do altar-mor, representando Jesus e os discípulos na barca.

Embora faça parte dos terrenos da antiga Seca do Bacalhau, nesta Capela sempre se manteve o culto religioso católico, com abertura regular à presença de fiéis do lugar de Lavadores, e com celebrações semanais, mesmo após o encerramento da atividade da Seca.

Na sucessão de várias obras de conservação, financiadas apenas pelos seus frequentadores, benfeitores e pela paróquia de Canidelo, a Capela de S. Pedro constitui, nos dias de hoje, um centro de culto Católico, oferecendo à comunidade todos os serviços relacionados com a atividade religiosa.

Atualmente, a Capela de S. Pedro de Lavadores tem uma pastoral constituída por vários grupos: Grupos corais (adultos e catequese), leitores, acólitos, catequese, Ministros Extraordinários da Comunhão, grupos de oração (Sagrada Família, Santíssimo Sacramento).