Shoenstatt

Existente em Portugal desde 1960. Schoenstatt é um movimento da Igreja Católica para a renovação cristã do mundo, cuja finalidade é a formação de um homem novo, construtor de uma nova sociedade. Com quatro centros de formação no nosso país (Aveiro, Braga, Lisboa e Porto), encontra-se ainda em outras cidades, para além de pequenos núcleos dispersos por outras localidades .

Pela mão de Nossa Senhora

Toda a sua espiritualidade e a sua pedagogia se centram em formar esse “homem novo”, de espirito apostólico e comunitário, segundo a imagem de Maria, companheira e colaboradora de Cristo na obra da redenção, e ao mesmo tempo, Mãe e educadora dos cristãos

SchoenstattA partir de um Santuário

Schoenstatt está vinculado a um lugar de graças: o Santuário, seu centro vital, a fonte de todas as suas forças, o meio concreto escolhido por Deus para lhe transmitir tudo o que precisa para viver a sua espiritualidade, animar a sua organização e cumprir a sua missão.

Na origem do Santuário não há intervenções extraordinárias de Deus, nem aparições ou milagres. A 18 de Outubro de 1914,em Schoenstatt, Alemanha, o jovem sacerdote José Kentenich propõe a um grupo de jovens converter uma capela abandonada num lugar de peregrinação e de graças, selando com Maria um pacto, uma Aliança de Amor.

Eles comprometem-se a uma vida de oração e de esforço pela santidade na sua vida diária, e Ela estabelecer-se-á no Santuário, para oferecer graças de encontro com Deus, de transformação interior e de dinamismo apostólico. A história posterior confirma a realidade e a imensa fecundidade desta Aliança.

Schoenstatt1Fundado pelo P. José Kentenich

Nascido em Gymnich, Alemanha, a 18 de Novembro de 1885, virá a entrar em 1906 na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Pallotinos). Dois anos depois da sua ordenação sacerdotal, e nomeado em 1912 diretor espiritual do Seminário de Schoenstatt, onde veio a fundar o Movimento Apostólico que daí recebeu o nome.

Perseguido pelo regime nacional – socialista, foi preso e passou vários anos no campo de concentração de Dachau. Após o fim da guerra, dedicou-se a fomentar o crescimento do Movimento noutros países. Faleceu em 1968, depois de ver a sua obra examinada e finalmente aprovada pela Sé Apostólica. Sobre o seu túmulo está gravada a inscrição Dilexit Eccelesiam (Amou a Igreja).

SCHOENSTATT POSSUI UMA ESPIRITUALIDADE ORIGINAL

Uma espiritualidade original corresponde a uma forma e um estilo de viver o cristianismo que acentua certos aspetos da vida cristã, de acordo com a realidade e as necessidades atuais da Igreja e do mundo.

A Aliança de Amor: centro da espiritualidade de Schoenstatt

Como já mencionámos, a fonte e o centro da espiritualidade de Schoenstatt é a Aliança de Amor com Maria. O Pe. Kentenich entende esta aliança como uma forma original de renovar o compromisso assumido no batismo, onde o cristão se incorpora pessoalmente na história da salvação. Motor desta aliança é a nossa resposta de amor agradecido a Deus que nos amou primeiro, amor que experimentamos no encontro filial com Maria no Santuário. Ela abre-nos a um diálogo, a uma conversão permanente, à profundidade do encontro com Cristo. Assim, dispomo-nos a seguir Cristo, a fazer a vontade do Pai, mediante um sério compromisso eclesial. Desta forma, o amor a Maria, expresso nessa Aliança de Amor, transforma-se no meio mais rápido e seguro de viver num contacto vivo e permanente com o Deus da nossa vida e da nossa história.

A espiritualidade de instrumento

É o traço da espiritualidade de Schoenstatt que quer acentuar que a Aliança de Amor não busca só uma relação interpessoal «íntima» do homem com Deus, mas que ao mesmo tempo nos leva a desenvolver o compromisso de construir a história em dependência e contacto filial livre e total com Cristo, o Senhor da história. Daí nasce uma forte consciência de missão, de saber que o Senhor necessita de nós para o seu trabalho evangelizador e que na entrega a Ele,  –  despojando-nos de tudo o que nos aprisiona e tornando-nos plenamente filhos  –  nos tornamos com Ele criadores e construtores da história.

A fé prática na divina Providência

A fé prática é a dimensão na espiritualidade schoenstatteana que assegura e desenvolve o seu dinamismo histórico. A profundidade do encontro com Deus, baseada na Aliança de Amor e tornada vida na santidade do dia a dia e na espiritualidade do instrumento, realiza-se tanto quanto nos anima uma fé viva de procura e resposta ao Deus que nos interpela permanentemente. O Pe. Kentenich insiste numa fé «prática». «Prática» porque nos leva a buscar a vontade de Deus nos acontecimentos concretos da nossa história pessoal. É «prática», além disso, porque é uma fé que se traduz na vida quotidiana: na família, no trabalho, na sociedade.

 Schoenstatt2SCHOENSTATT NA DIOCESE DO PORTO

O Movimento de Schoenstatt está presente em muitas paróquias da nossa Diocese e tem o seu centro com o Santuário em Vila Nova de Gaia, na freguesia de Canidelo.

A solene dedicação do Santuário aconteceu no dia 29 de Outubro de 1995, e foi presidida pelo Rev. Sr. D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo-bispo do Porto. Ele participa da mesma corrente vida que brotou no Santuário Original em Schoenstatt em 1914 pela Aliança de Amor. No Santuário da Diocese do Porto, Nossa Senhora como Mãe e Educadora, revela-se como a RAINHA DA FAMÍLIA.

Num tempo marcado por profundos ataques à família, Ela oferece, à quem a Ela recorre com fé, a possibilidade de um  encontro profundo com Jesus e a sua intercessão materna pelas famílias em suas necessidades.

Schoenstatt3

 

 

 

 

 

 

Horário do Santuário:

  • De 2ª feira a Sábado, das 8h às 20h
  • Todas as 4ª’s feiras aberto até às 22h
  • Aos Domingos, das 9h às 20h
  • No tempo de Verão aberto todos os dias até às 21h

Eucaristias:

  • Aos Domingos, às 18h
  • Todos os dias 18, às 21h

Adoração Eucarística:

  • Aos Domingos, das 14h às 17h30
  • Às 4ª’s feiras, das 21h às 22h
  • Às 5ª’s feiras das 9h às 18h

Recitação do Terço:

  • De 2ª feira a Sábado às 15h
  • Aos Domingos às 16h

Celebração da Aliança:

  • Dias 18 de cada mês, às 21h com Santa Missa

 

LOCALIZAÇÃO E CONTATOS:

SANTUÁRIO DE SCHOENSTATT

Rua do Meiral,465 – Canidelo VNG

GPS: GPS: 41°7’29.27″N / 8°38’39.12″O

schoenstattporto@gmail.com

22 772 1500 – 963487463

Responsável: Ir. M. Claudete Rauen

Assessor eclesiástico: Padre Diogo Barata