Acólitos

O Grupo de Acólitos da Paróquia de Canidelo está distribuído no serviço ao altar nas várias celebrações eucarísticas das 5 comunidades Paroquiais (Igreja Matriz Santo André, São Paio, São Pedro Lavadores, Nossa Senhora do Amparo (Brandão) e o Movimento de Schoenstatt), e nos tempos mais solenes e festivos.

O termo Acólito está associado ao verbo acolitar, que significa acompanhar (prestando um serviço). Os Acólitos têm como principal objetivo seguir e servir a Deus, ajudando o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero, acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão e os proclamadores da palavra, ou outras pessoas que precisem de ser ajudadas durante a Celebração da Missa e nas demais Celebrações Litúrgicas.

Principais funções do Acólito:

• Incorporar a procissão de entrada;
  • Apresentar o Missal ao Presidente da celebração, aberto na oração do dia;
  • Ajudar os proclamadores da Palavra quanto à utilização correta do microfone, sempre que se justifique;
  • Preparar o altar e ajudar o celebrante na preparação dos dons;
  • Entregar e receber os recipientes destinados a recolher as ofertas dos fiéis;
  • Acompanhar os Ministros Extraordinários da Comunhão na distribuição da Eucaristia;
  • Retirar os vasos sagrados após purificação e colocá-los na credencia;
  • Incorporar a procissão final.

Podemos dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o. Um verdadeiro acólito vai descobrindo isto cada vez mais. Se um acólito não o descobre, corre o risco de se cansar de ser acólito. Mas se o descobre e acredita nisso, então vai desejar sempre ser escolhido para acólito, em cada domingo.

Quem quiser pertencer a este grupo procurem informações junto do pároco ou do coordenador deste grupo!

Glossário dos Acólitos

Oração do acólito

Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia,
onde se renova o sacrifício da Cruz
e vos ofereceis por todos os homens.
Vós, que quereis ser para cada um
o amigo e o sustentáculo no caminho da vida,
concedei-me uma fé humilde e forte,
alegre e generosa,
pronta para vos testemunhar e servir.
E porque me chamastes ao Vosso serviço,
permiti que Vos procure e Vos encontre,
e, pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue,
permaneça unido a Vós para sempre.
Ámen.