O Secretariado da Catequese tem a seu cargo toda a organização da catequese paroquial, sobretudo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O caminho catequético são 10 anos, neste caminho exige também ao Secretariado da Catequese um esforço contínuo, através de cursos formativos, reuniões de pais e de catequistas, da aquisição do material necessário a todas as atividades inerentes e mesmo à renovação das salas onde funciona a catequese.

A Catequese é o anúncio da Mensagem da Salvação, de modo a provocar a adesão responsável à fé; a sua finalidade é colocar o Catequizando em comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

Compreende três etapas: a ação missionária, a ação catequético-iniciatória e a ação pastoral.

A catequese funciona em três Comunidades:

• Igreja Matriz Santo André – funciona sábados às 15h00;
  • Pedro Lavadores – funciona sábados às 16h00, seguindo-se a eucaristia;
  • Paio – funciona aos sábados às 10h00 e 15h30.