Ao fim dos 6 anos a criança faz uma confirmação própria, livre e individual, face aos compromissos anteriormente assumidos pelos pais e padrinhos, quando do sacramento do batismo. Será assim o renovar do compromisso, e professar da sua própria fé perante Deus, perante si próprio e perante a comunidade.

A catequese da Adolescência tem como objetivo esclarecer e dar resposta a dúvidas em relação a Jesus Cristo e à personalidade de cada adolescente. Compreende a quarta e última fase da catequese. É marcada pela responsabilidade comunitária e culmina com a receção do Sacramento do Crisma, passando pela Festa da Vida: prepara os jovens para os grandes combates para a vida, dando-lhes a noção de que vale a pena ter uma postura cristã, face a problemas como a droga, o crime, a vida social e económica, etc. A descoberta de Jesus Cristo como amigo, grande referência que dará ao adolescente sentido da vida e para resolução de questões existências.

Os adolescentes, inconscientemente, traçam um círculo em torno da pessoa e só deixam entrar aqueles que lhes reforçam o seu próprio eu. Encontram grandes dificuldades no relacionamento com eles próprios, com Deus e com os outros.

Nos últimos anos 9º e 10º é uma fase de compromisso como Cristão, pretende ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial.

A catequese é sempre realizada mediante um programa catequético.